domingo, 11 de novembro de 2012

"Provinha"




DIÁRIO PROFESSOR - "PROVINHA"


O domingo começa com uma prova de classificação do Estado de São Paulo para os professores (não efetivos), contendo 80 questões, sendo 20 pedagógicas e 60 específicas, com 4 horas de duração, segue a bibliografia que encontrei na minha disciplina (história):

Pedagógicas 

1 e 2 - Perrenoud; 
3 - José Neres Gomes - A educação em novas perspectivas sociológicas;
4 - Paradigmas do consenso e do conflito;
5 - Saviani - "Aprender a aprender" - "Escolanovismo";
6 - Terezinha Azerêdo Rios - Construir a felicidadania
7 - Celso Vasconcellos - "Sete categorias basicas de construção do conhecimento";
8, 9 e 10 - Libâneo et alii - Projeto pedagógico curricular;
11 - Programa de qualidade da escola;
12 - CEB n° 15/1998 - Artigo 35 da LDB
13 - Proposta curricular do Estado de São Paulo;
14 - Matrizes de referência para a avaliação: documento básico (2009);
15 - Delor et alii - "Do que ensinar e como ensinar";
16 - Parecer CEE n° 67/1998 - Artigos 77 e 78 - "Compensação de ausências";
17 - LDB - Artigo 59 - Lei n° 9.394/1996;
18 - CEE n° 8/1997 - "Progressão continuada";
19 - Gestão do currículo na escola: Caderno do gestor, 2009, vol. 3 - "Conselho de classe";
20 - Organização da educação nacional - Artigos 9, 10 e 11 da lei n° 9.394/1996. 

Específicas

21 - Marc Bloch - Apologia da história ou o oficio do historiador;
22 - Citação: Simone Weil - Carlos Alberto Vesentine - História e ensino: O tema do sistema de fábrica visto através de filmes. In: Circe Bittencourt (Org) - O saber histórico na sala de aula;
23 - Marina de Mello e Souza - África e Brasil africano;
24 - Elaine Moura da Silva - Estudos de religião para um novo milênio. In: Leandro Karnal (Org) - História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas;
25 - Pedro Paulo Funari - A renovação da história antiga. In: Leandro Karnal (Org) - História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas;
26 - Marc Bloch - Apologia da história ou o oficio do historiador;
27 - Circe Bittencourt - Ensino de história: fundamentos e práticas;
28 - Kalina Vanderlei Silva - Bibliografias. In: Carla Bassanezi Pinsky (Org) - Novos temas nas aulas de história;
29 - Marina de Mello e Souza - África e Brasil africano;
30 - Carlos Renato Carola - Meio ambiente. In: Carla Bassanezi Pinsky (Org) - Novos temas nas aulas de história;
31 e 32 - Marina de Mello e Souza - África e Brasil africano;
33 - Marcos Vinicius de Morais - História integrada. In: Carla Bassanezi Pinsky (Org) - Novos temas nas aulas de história;
34 - Marina de Mello e Souza - África e Brasil africano;
35 - Circe Bittencourt - Identidade nacional e ensino de história do Brasil. In: Leandro Karnal (Org) - História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas;
36 - Fábio Pestana Ramos - Alimentação. In: Carla Bassanezi Pinsky (Org) - Novos temas nas aulas de história;
37 - Silvia Figueiroa - Ciência e tecnologia. In: Carla Bassanezi Pinsky (Org) - Novos temas nas aulas de história;
38 - Marc Bloch - Apologia da história ou o oficio do historiador;
39 - Luiz E. Fernandes e Marcus V. de Moraes - Renovação da história da América. In: Leandro Karnal (Org) - História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas;
40 - Marina de Mello e Souza - África e Brasil africano;
41 - Boris Fausto - História do Brasil;
42 - Marc Bloch - Apologia da história ou o oficio do historiador;
43 - Leandro Karnal - A história moderna e a sala de aula. In: Leandro Karnal (Org) - História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas;
44 - Proposta curricular - 2° Ano do Ensino Médio - 1° Bimestre - "Reforma religiosa";
45 - Selva Guimarães Fonseca - Didática e prática do ensino de história;
46 - Marc Ferro - A manipulação da história no ensino e nos meios de comunicação;
47 - Selva Guimarães Fonseca - Didática e prática do ensino de história;
48 - Marc Bloch - Apologia da história ou o oficio do historiador;
49 - Boris Fausto - História do Brasil;
50 - Marc Bloch - Apologia da história ou o oficio do historiador;
51, 52 e 53 - Boris Fausto - História do Brasil;
54 - Kalina Vanderlei Silva - Biografias. In: Carla Bassanezi Pinsky (Org) - Novos temas nas aulas de história;
55 - Boris Fausto - História do Brasil;
56, 57, 58, 59 e 60 - Selva Guimarães Fonseca - Didática e prática do ensino de história;
61 - Marc Bloch - Apologia da história ou o oficio do historiador;
62 - Leila Leite Hernandez - A África na sala de aula;
Marcos Napolitano - Pensamento a estranha história sem fim. In: Leandro Karnal (Org) - História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas;
63 e 64- Kalina Vanderlei Silva - Bibliografias. In: Carla Bassanezi Pinsky (Org) - Novos temas nas aulas de história;
65, 66, 67, 68, 69, 70, 71, 72, 73 e 74 - Boris Fausto - História do Brasil;
75 - ?
76 e 77 - Circe Bittencourt - Identidade nacional e ensino de história do Brasil. In: Leandro Karnal (Org) - História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas;
78 - Boris Fausto - História do Brasil;
79 e 80 - Marco Mondaini - Direitos humanos. In: Carla Bassanezi Pinsky (Org) - Novos temas nas aulas de história;

Nenhum comentário:

Postar um comentário